terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Review - Breaking Bad Intro


"Walter White, um professor de química com uma esposa grávida, Skyler, e um filho com paralisia cerebral, é diagnosticado com um câncer de pulmão terminal no terceiro estágio. Determinado a gerar uma herança suficiente para sua família antes de sua morte, Walter adentra no comércio ilegal de drogas prevalendo-se de seus conhecimentos de química para produzir metanfetaminas (crystal meth) extremamente potentes com a ajuda de Jesse Pinkman, seu ex-aluno."

Quem nunca usou metanfetamina assistiu Breaking Bad não sabe o que está perdendo. Breaking Bad (traduzido como "ruptura total" [eu acho]), na minha opinião é a prova que a televisão é maravilhosamente foda
. A trama é simplesmente fascinante, com personagens marcantes e muito bem feita. A série é realmente muito boa, mas irei falar sobre sua abertura.


"Mas, por que a abertura?", você me pergunta com essa cara espinhenta de gordo tetudo, "Qual sua importância numa série cheia de drogas, sexo e violência?" Bem... Nenhuma! Toda! A abertura nos faz querer ver a série freneticamente (não sou só eu, não é?). Dizem que essa série foi filmada em 1967 e só estreou em 2008 devido a criação da abertura. Mais de 40 anos foram usados somente para a criação da introdução mais instrutiva de todas. Só com essa abertura eu aprendi o que não aprendi em 5 anos de faculdade de química. 


A abertura mais fantástica de todos os tempos


Os créditos de abertura exibem a fórmula C10H15N que se repete várias vezes em cada quadro em que ela aparece. Esta é a fórmula molecular da metanfetamina, que indica que cada molécula contém 10 átomos de carbono, 15 átomos de hidrogênio e um átomo de nitrogênio (Viu? Informação pura!). O número 149.24 também se repete durante a introdução, que é a massa molecular do composto metanfetamina. Vai dizer que você sabia disso? 

Os créditos apresentam símbolos de elementos químicos da Tabela Periódica em verde (por exemplo: os símbolos Br e Ba de bromo e bário em Breaking Bad). Isso é simplesmente genial! Até os nomes dos atores geralmente incluindo um símbolo de elemento químico se apropriado. por exemplo: O nome do guitarrista da banda Ganserouses ficaria assim: AXEL ROUSE. Pois o XE faz referência ao elemento Xenônio e o O ao elemento Oxigênio. Sacaram? Simplesmente inacreditável.

Há ainda o fator artístico da música simples, porém envolvente; das letras que formam o título da série que parecem estar deterioradas, assim como a mente, o corpo (principalmente os dentes) e a alma do usuário da droga; e a fumaça expelida dos pulmões de um pobre e sofrido viciado em metanfetamina cristal que vende o leite de sua esposa e os órgãos dos próprios filhos para conseguir alguns gramas dessa preciosa substância que  causa arritmias cardíacasinsônia, irritabilidade, agitação nervosa, dor abdominal, náuseas, vômitodiarreiaanorexia, perda de peso, obstipação, diminuição da função sexual, alterações na libidodisfunção erétil, fraqueza, cefaleiahiperidrosetaquicardia, visão turva, tonturas, infecções no trato urinário e xerostomia. Raramente também se observa um estado mental alterado, enfarte do miocárdio, dermatite alérgica, ansiedade, cardiomiopatia, acidente vascular encefálico (AVE), dor no peito, depressão, febre, hipertensão, alterações de humor e psicose. Na gravidez, a utilização de MA pode ser fatal para a mãe e resultar em aborto espontâneo ou malformações para o feto. 

Sua duração é de apenas 18 segundos. A abertura deveria ser 10 vezes mais longa do que realmente é (isso são 180 segundos, 1 minuto e meio), mas os criadores do programa perceberam que a adição de muitas informações sobre a composição da droga poderia levar o espectador a pesquisar sobre o assunto e acabar com problemas na justiça.

Resultado

A abertura é muito informativa e tem uma boa estética, com a duração perfeita, que permite que o espectador se informe e não fique entediado.

Pontos positivos
  • Informação.
  • Beleza.
  • Excitação quanto ao que vai acontecer.
Pontos negativos
  • NÃO EXISTEM.

Onde comprar

Infelizmente não é possível comprar somente a abertura, mas com a compra dos DVDs a série em si vem de brinde. Bom, certo? É possível comprar a abertura junto com a série em vendedores ambulantes (isso é pirataria) ou em websites.







2 comentários:

Visualizações