segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Review - Moeda de 25 centavos

A moeda de 25 centavos é para mim uma das mais importantes de nosso sistema monetário. Ela é comum tanto para troco quanto para comprar algum item barato (confeitos, pirulitos) sem que seja necessário esperar pelo troco, perdendo-se tempo.




Exclarecimentos

As moedas de 25 centavos existem desde 1994, data de lançamento do Plano Real. Algo fácil de notar é que existem dois tipos de moedas de 25 centavos: as prateadas e as com cor de bronze. Explicarei as diferenças logo abaixo:

Primeira Família



As moedas prateadas são da primeira família, produzidas de 1994 a 1997.

Diâmetro: 23,5mm
Peso: 4,78g
Espessura: 1,40mm
Bordo: liso
Material: aço inoxidável

Segunda Família


    

As moedas de cobre são da segunda família, fabricadas a partir de 1998.

Diâmetro: 25mm
Peso: 7,55g
Espessura: 2,25mm
Bordo: serrilhado
Material: aço revestido de bronze

Design

O design da moeda preza pela simplicidade, sendo igual às outras moedas: tem dois lados (cara e coroa) e formato de círculo.

A moeda de 25 centavos é a maior de todas, o que trás vantagens e desvantagens. Por ser maior, ela é mais difícil de perder, mas isso também resulta em um peso maior para a carteira. A mísera quantidade de 100 moedas resulta em quase 800 gramas na carteira.

O bronze que a cobre dá uma sensação de riqueza, especialmente se a moeda for nova. Um ponto negativo é que o bronze perde o brilho, assumindo uma cor fosca e triste, como pode ser observado na imagem abaixo.

Moedas de 2008, 2009, 2011 e 2012, respectivamente. Note a perda de brilho progressiva. Estou juntando moedas para comprar uma nova câmera.

Utilidade

As moedas de 25 centavos são muito uteis e indispensáveis no comercio pois elas possuem um valor monetário de R$ 0,25, o valor não é muito grande, o que torna as moedas ótimas para pequenos trocos. Além da utilidade monetária, a moeda pode ser utilizada de várias formas, que variam de acordo a vontade do utilizador.

Atualmente a moeda de 25 é muito utilizada em jogos de cara e coroa, por possuir um tamanha avantajado em comparação a outras moedas, os jogadores a preferem para suas jogatinas. A moeda vem sendo bastante utilizada em truques de mágica, além de estar em várias mesas de pregobol por todo o país. A moeda pode ser usada também em praticas de hipnose.

Moeda de 25 centavos sendo usada numa mesa de pregobol.
Esta moeda tem um ótimo custo benefício, pois possui uma quantidade maior de metal por um preço módico. Com uma nota de dois reais, pode-se comprar 8 moedas de 25 centavos para presentear amigos e familiares.

Resultado

A moeda de 25 centavos é a MELHOR MOEDA, devido ao seu custo benefício e número de utilidades proporcionadas por seu formato.

Pontos positivos

  • Custo benefício
  • Valor
  • Grande número de utilidades
  • Melhor moeda para entretenimento.
  • Peso e tamanho (relativo)
Pontos negativos
  • Peso e tamanho (relativo)
  • Perda de brilho
Onde comprar

Em qualquer estabelecimento comercial ou vendedores individuais, os preços são padrão de R$ 0,25. NÃO ACEITE POR VALORES ACIMA DESTE

3 comentários:

  1. UAU!! Agora vejo que nunca dei o devido valor a essa moeda, que é tão importante em vários aspectos.

    ResponderExcluir
  2. Esse post realmente mudou minha vida! Vocês são gênios!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por me darem a noção que a moeda de 25 centavos tem uma história tão interessante ! #Melhor pag da web, meus filhos adoraram saber sobre a moeda de 25 cents ! Obr...

    ResponderExcluir

Visualizações